segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Papa fala a jovens brasileiros por satlt


Mais de 40 mil jovens brasileiros se reuniram hoje, 1º de março, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) para a Jornada Universitária 2008, encontro em que estudantes de diferentes lugares do mundo realizam uma conferência via satélite com o Papa Bento XVI para fazer orações e trocar mensagens. A Jornada com tema “Europa e América juntas para construir a civilização do Amor” ocorreu pela primeira vez na América Latina
As imagens do encontro foram transmitidas no Brasil por meio de quatro telões colocados no centro da Basílica de Aparecida. Aos jovens brasileiros, Bento XVI disse: "Ainda está viva no meu coração a lembrança da Viagem Pastoral que realizei no Brasil, especialmente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Peço à Virgem Mãe que obtenha para todos vocês a graça de ser sempre testemunhas de esperança!".
Da Sala Paulo VI, em Roma (Itália), o Papa introduziu a reza do Rosário e ouviu testemunhos de jovens das cidades de Toledo (Espanha), Loja (Equador), Edimburgo (Reino Unido), Aparecida (Brasil), Nápoles (Itália), Havana (Cuba), Cidade do México (México), Washington (Estados Unidos), Avignone (França), Bucarest (Romênia) e Minsk (Bielorússia). O Papa deixou aos jovens universitários a tarefa de serem discípulos e testemunhas do Evangelho e da paz: “Os jovens sempre foram portadores de iniciativas evangélicas, construtores da civilização do Amor”.
A videoconferência teve início com uma leitura e um testemunho de dois estudantes de Toledo, seguidos da oração do Cardeal Arcebispo Antônio Liovera. O mesmo ocorreu em Aparecida, com oração do Arcebispo Dom Raymundo Damasceno Assis, e em Loja, com oração do Monsenhor Altamirano Argilello.
O encontro abrangeu outros dois outros momentos voltados à oração: no primeiro, os sete dons do Espírito Santo foram invocados (Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus). No segundo, foram contemplados os Mistérios Gloriosos do Rosário, rezados em espanhol, português, italiano, inglês e russo.
Ao término do discurso do Papa, exemplares da Encíclica Spe Salvi, de Bento XVI, foram distribuídos a jovens em cada uma das cidades participantes.
O Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno vê um sinal importante na escolha do Papa por Aparecida para representar o Brasil: “O Papa vem, assim, nos mostrar a importância de nossa responsabilidade para a geração de um mundo melhor, sobre os quatro pés da liberdade, da verdade, da paz e do amor”, diz.
“Vejo na Jornada o início de uma possível tradição para a reflexão e a oração em encontros periódicos de jovens em Aparecida.” Após a transmissão, Dom Damasceno celebrou a Missa de encerramento da Jornada.
Acolhida – Desde as 10 horas da manhã, jovens universitários de diferentes regiões do Brasil e representantes de vários movimentos e instituições da Igreja chegavam ao Santuário Nacional. A banda Cântico dos Cânticos animou os visitantes com conhecidas músicas católicas, como o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude, Emanuel.
Bandanas nas cores azul, amarelo, vermelho, roxo, laranja e verde foram distribuídas aos participantes para demonstrar com ênfase a alegria de estarem presentes. Até as 12h30, momento em que começou o encontro via satélite, o pátio do Santuário recebeu três mil pessoas.
Durante a manhã, foram ouvidos testemunhos de sete universitários católicos de movimentos e instituições como Focolares, Opus Dei, Caminho Neocatecumenal, Renovação Carismática Católica, Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária e Shalom. Além disso, houve uma breve palestra proferida por Gabriel Chalita sobre o tema “Juventude chamada a construir a civilização do Amor, Afetividade, Cidadania e Ecologia”.
Também compareceram representantes da Articulação da Juventude Salesiana, Shoenstatt, Claretianos, Universidade do Sagrado Coração de Jesus e Fazenda da Esperança, além de Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS) e Assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Pastoral da Juventude, e Dom Antonio Carlos Altieri, Bispo de Caraguatatuba.
As principais regiões episcopais que enviaram jovens para o encontro foram: Arquidiocese de Aparecida, Arquidiocese de São Paulo, Arquidiocese de Campinas, Arquidiocese de Londrina, Arquidiocese de Goiânia, Arquidiocese de Belo Horizonte, Arquidiocese de Curitiba, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Arquidiocese de Recife e Olinda, Diocese de Jundiaí, Diocese de Assis, Diocese de Marília, Diocese de Lorena, Diocese de São José dos Campos, Diocese de São João da Boa Vista, Diocese de Bauru, Diocese de Jaboticabal, Diocese de São Carlos, Diocese de Machado, Diocese de Santo André e Diocese de Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário